terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Ideias para prendas

Hoje trago receitas e ideias!

No Natal passado quis oferecer algumas prendas, mas a situação económica está difícil e é necessário arranjar maneira de poupar e de oferecer coisas úteis. Assim, tive a ideia de fazer pequenos e alegres cestos de Natal.

Fui a um daqueles armazéns de chineses, que proliferam por aí, em busca de cestos e encontrei uns pequenos cestos com asa grande que serviam os meus propósitos. Comecei por remover aquele pano 100% sintético e horrível que forrava o cestinho e ir à minha cesta da costura. Com serapilheira, alguns tecidos coloridos, fita de cetim e cola quente, deitei mãos à obra e decorei os cestos.

O cesto sem nada lá dentro!

Depois de decorar cada um dos meus cestos - foram 4 - verde, azul, encarnado e amarelo, estava na altura de colocar neles o recheio.

Já recheado

Cada cesto levou um saquinho de areias, um de bolachas da Mãe Natal (as preferidas do meu filhote!), um doce de abóbora de 375 g, 3 doces pequenos - morango, pêssego e tomate, umas saquetas de chá de frutos vermelhos colocadas num saquinho de tule e uma garrafa de vinho.

Depois foi só embrulhar em folhas de celofane e colocar uns laços bonitos para decoração e também para dar um ar festivo.

Prontos para oferecer

E agora a receita das Areias

150 g açúcar
200 g manteiga sem sal
1 cl. chá sal fino
320 g farinha
1 limão – raspa

Para uma taça peneire a farinha com o sal fino e misture o açúcar. Faça uma cova ao meio e deite a manteiga em cubos pequenos e a raspa da casca do limão. Misture tudo com os dedos até obter uma areia molhada.

Retire pequenas porções e molde bolinhas com cerca de 2 cm de diâmetro. Coloque as bolinhas num tabuleiro forrado com papel vegetal para bolos e achate-as levemente.

Levar ao forno pré-aquecido a 180º C durante 10 a 15 minutos, ou até estarem douradas.

Quando estiverem prontas e ainda quentes passe as areias por açúcar areado e deixe arrefecer sobre uma rede de descanso para bolos.


Sem comentários:

Enviar um comentário