domingo, 27 de janeiro de 2013

Bolo de Mousse de Chocolate

Bolo de Mousse de Chocolate
Bolo de Leite e Creme de Ovo - N'Cakes

Esta semana o meu filhote fez 9 anos e encomendei um bolo à minha amiga Ana Cristina, da N'Cakes. Como sempre o bolo estava excelente, à medida do meu pequeno e muito exigente cliente e decorado com o Tico e o Teco. O bolo era de leite com duas camadas de recheio de doce de ovos. A pasta de açúcar estendida à medida e nada enjoativa, enfim, um bolo simples mas muito saboroso.

No dia do aniversário a celebração foi feita com um jantar de família simples e depois de soprada a vela, por sugestão do meu pai retirei os enfeites - Tico, Teco e nozes e guardei no frigorífico para reutilizar no dia da festa com os amiguinhos. Para este dia fiz um bolo de mousse de chocolate e coloquei os bonecos, ajustando cuidadosamente as fixações - foi um sucesso e os miúdos adoraram o bolo e os simpáticos esquilos.


Bolo de Mousse de Chocolate
Massa do Bolo
100 g chocolate culinário
3 ovos grandes
20 g manteiga
4 cls. sopa rasas farinha trigo
1 cl. chá fermento Royal
Recheio
2 pacotes de mousse Alsa
200 ml natas UHT
300 ml leite meio gordo
Cobertura
100 g chocolate culinário
3 ovos grandes
20 g manteiga

Para a massa faz-se meia dose de mousse de chocolate caseira, bastando, para tal, derreter o chocolate culinário em banho maria com a manteiga, adicionar as gemas rápida e cuidadosamente para não as cozer e depois envolver as claras em castelo. Adicionar então a farinha e o fermento Royal e levar a cozer a 150ºC durante cerca de 20 minutos numa forma de mola untada e polvilhada.
Depois de arrefecer completamente o bolo (fica baixinho) cortar ao meio e recolocar na forma a base. Fazer o preparado de mousse Alsa seguindo as instruções, mas substituindo parte do leite por natas UHT, que a deixa mais saborosa e encorpada. Despejar a mousse sobre a base de bolo, uniformizar a superfície e cobrir com o topo do bolo. Levar ao congelador.
Desenformar o bolo e colocar sobre um prato com rebordo e fazer a segunda dose de Mousse de Chocolate caseira para servir de cobertura seguindo os procedimentos descritos para a base do bolo.

Este bolo é muito simples e gostoso e satisfaz os mais gulosos. Tem a vantagem de ser económico, de fácil execução e pode ser preparado com alguma antecedência, bastando colocar a cobertura no dia em que se vai servir.

A mesa do lanche





Sem comentários:

Enviar um comentário