sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Mac Mamãs!


Depois das férias e antes das aulas recomeçarem decidi fazer os meus Mac Mamãs!

Os Mac Mamãs são uma forma simpática, económica e mais saudável de comer hamburgers no pão.

No outro dia tive cá em casa uma amiga de longa data que tem uma filha com apenas 1 ano de diferença do meu cachopo e que, tal como ele, adora Mac Mamãs!

Como podem ver pela fotografia, todos os hamburgers são personalizados, feitos ao gosto de cada um e acompanhados por batatas fritas caseiras.

Os pães (burger buns), os hamburgers de 125 g de mistura de carne de vaca e porco são feitos em casa e a mayonnaise são frescos e feitos em casa. Depois é só complementar com alface, tomate, fiambre, presunto e ketchup (só uso o da Heinz!) Dá trabalho, mas compensa!

Burger Buns


250 ml (1 cup) leite
250 ml (1 cup) água
1 cl. sopa açúcar areado
11 g levedura (1 saqueta)
1 cl. chá sal fino
30 g manteiga
700 g (5 ½ cups) farinha trigo
Sementes de sésamo
1 gema
1 cl. sopa água

Numa taça junte a farinha, o açúcar, o sal fino e a levedura seca. Amorne o leite e a água e derreta a manteiga.

Adicione os líquidos e a manteiga derretida à mistura de ingredientes secos numa taça. Enfarinhe ligeiramente uma superfície de trabalho e amasse bem durante 10 minutos a mistura. Ao fim deste tempo coloque a bola de massa obtida dentro de uma taça e tape-a com um pano seco. Deixe a massa descansar cerca de 1 hora ou até dobrar o volume.

Esmurre a massa e retire-a para a sua superfície enfarinhada. Volte a trabalhá-la e divida-a em 16 porções equivalentes. Molde bolas compactas de tamanho um pouco maior que uma bola de golfe. Coloque as bolas sobre um tabuleiro coberto com uma folha de papel vegetal polvilhado de farinha.

Deixe a massa descansar cerca de 30 minutos, por forma a levedar e voltar a dobrar o tamanho. Se desejar, antes de deixar a massa descansar, achate, com a palma da mão as bolas, por forma a obter pães mais baixos.
  
Aqueça o forno a 200ºC. Bata a gema de ovo com uma colher de sopa de água e pincele os pãezinhos, polvilhando com sementes de sésamo a gosto.

Leve a cozer ao forno por 20 minutos. Retire os tabuleiros do forno e coloque os pães sobre uma rede de descanso para bolos.

Nota: com esta massa pode também fazer pães para cachorro quente

Hamburgers

1 Kg carne picada (mistura de vaca - 70% - e porco - 30%)
sal grosso
pimenta preta moída fresca

Divida a carne em 8 porções de 125 g e faça os hamburgers. Tempere com sal e pimenta e grelhe numa chapa bem quente (uso normalmente uma frigideira de teflon grande). Retire do lume e deixe descansar num tabuleiro.

Sobre os hamburgers coloque uma fatia de queijo do seu agrado sobre cada um. Aqui usei Grana Padano, mas o Edam, o Cheddar e mesmo o nosso Flamengo dos Açores são bons para derreter.

Volte a colocar os hamburgers com o queijo na frigideira, pulverize com um pouco de água, coloque uma tampa sobre a frigideira e deixe derreter o queijo. Sobre cada uma das bases dos pães coloque um hamburger, depois é uma questão de guarnecer a gosto!

Os que estão em destaque na fotografia têm alface, tomate, presunto, mayonnaise e ketchup!

Experimentem e digam se não vale a pena!


Sem comentários:

Enviar um comentário