segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Bolo de Amêndoa

O prometido é devido! No outro dia prometi aos facebookianos que vão acompanhando as novidades das "Receitas à Maneira" que publicava aqui a receita do Bolo de Amêndoa do qual publiquei uma fotografia na página https://www.facebook.com/receitasamaneira e chegou a hora de cumprir a promessa.

No dia em que fiz os MacMamãs (publicado a 07 de Setembro de 2012) também fiz um bolo de amêndoa. A receita foi-me dada pela tia do meu marido e, este ano, as amêndoas também! Escusado será dizer que o bolo ficou ainda mais leve, fofo e saboroso com as amêndoas da safra deste ano!
Bolo
250 g amêndoa com casca ralada grosseiramente
250 g açúcar
6 ovos L
1 cl. sopa farinha de trigo sem fermento bem cheia
1 cl. chá fermento Royal

Bater as gemas com o açúcar até obter um creme esbranquiçado e fofo. Adicionar a farinha e o fermento peneirados e a amêndoa e bater.
Adicionar as claras batidas em castelo firme e incorporar.
Deitar o preparado numa forma redonda (uso as de mola) untada e polvilhada e levar a cozer a 150º C durante 50 minutos ou até estar apenas húmido por dentro.
Desenformar o bolo e deixar arrefecer completamente sobre uma rede de descanso para bolos.

Chantilly
2 pctes. natas Longa Vida
6 cls. sopa açúcar areado branco
2 cls. sopa sumo de limão

Bater tudo até ter uma consistência cremosa. Atenção para não fazer manteiga!

Cortar o bolo ao meio com uma faca serrilhada e rechear com parte do chantilly. Voltar a colocar uma metade sobre a outra e barrar o bolo todo com o restante. Levar ao frigorífico.

Antes de servir cobrir com raspas de chocolate culinário (estas foram feitas com o descascador!)

Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário