segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Donuts Saudáveis ;o)

Quem disse que um donut não pode ser saudável?

Adoro donuts leves, frescos e fofos, mas gosto de ser eu a fazê-los. Já tinha experimentado fazer fritos - ficam bons, mas hoje fiz uns que estão mesmo fantásticos e com as características todas. E não foram fritos, foram assados no forno!

O resultado foi este:
18 magníficos donuts polvilhados com açúcar confeiteiro

Para os que querem fazer aqui fica a receita:

650 g farinha de trigo
11 g levedura sêca (1 saqueta)
180 g açúcar areado
250 ml leite morno
2 ovos grandes
2 cls. sopa óleo de girassol
30 g manteiga sem sal
1cl. chá essência de baunilha
1 cl. chá sal fino
1 cl. chá noz moscada moída

Numa taça dissolva a levedura no leite morno - o leite deve estar apenas morno para não "matar" o fermento!

Noutra taça maior junte os ingredientes secos - farinha peneirada, açúcar areado, sal fino e noz moscada e misture bem.

Quando a levedura estiver dissolvida adicione os ovos, o óleo de girassol, a manteiga derretida e a essência de baunilha e bata bem. Junte à farinha e amasse bem. Deixe a massa levedar durante 1 hora.

Numa superfície ligeiramente polvilhada com farinha estenda a massa com uma espessura de cerca de 1,5 cm e corte círculos retirando os centros com outro aro mais pequeno. Disponha os donuts num tabuleiro coberto com uma folha de papel vegetal para bolos e deixe levedar mais 90 minutos.

Leve os tabuleiros ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 15 minutos ou até estarem dourados. Retire do forno e coloque sobre uma rede de descanso para bolos, deixando arrefecer um pouco e polvilhe com açúcar confeiteiro (icing sugar).

Bons donuts!

Atenção: não desrespeitar os tempos para acelerar o processo - a massa de donuts é uma massa lêveda, requer tempo para que os organismos vivos da levedura trabalhem e façam a massa crescer como deve ser, arejando-a durante o processo.
Nota: Esta receita é uma compilação de várias receitas publicadas na internet em sites e blogs, sendo que as medidas foram todas convertidas para a unidade usada em Portugal, o Kg (unidade do sistema internacional)

Sem comentários:

Enviar um comentário