sábado, 18 de agosto de 2012

Doces Caseiros - Compota de Pêssego

Ontem fui ao mercado local e comprei uns pêssegos, agora é época deles e estes têm feito sucesso junto do meu filhote.

Uma das compotas preferidas da minha mãe era a de pêssego e eu cresci a comer este doce, mas gosto de acompanhar com queijo da ilha, assim tenho o doce e o salgado.

Sendo que comecei agora a fazer destas para oferecer e para quem quiser comprar, em vez de fazer, decidi engalanar os frascos e fui comprar uns tecidos alegres e alguma serapilheira para conferir um ar mais rústico aos lindos boiões.

A receita do Doce de Tomate já a publiquei aqui neste espaço, agora deixo a da Compota de Pêssego.

2,5 Kg de pêssego
700 g açúcar
1 limão (sumo)
2 paus de canela

Lavar, descascar, descaroçar e cortar os pêssegos em pedaços.

Numa taça juntar o pêssego, o açúcar e o sumo de limão e deixar repousar cerca de 1 hora, depois de tudo bem misturado. Ao fim deste tempo colocar tudo numa panela alta e levar ao lume. Deixar levantar fervura, baixar o lume para uma chama média e continuar a ferver por cerca de 25 minutos não esquecendo de escumar a espuma que se forma durante este tempo.

Depois de feito é só passar a varinha mágica levemente para desfazer alguns dos pedaços, deixando sempre alguns grandes e encher os frascos esterilizados. Depois de cheios e tapados ferver novamente para pasteurizar, garantindo uma maior validade dos doces que podem ficar guardados durante alguns meses em local fresco e seco!

E olhem como os boiões de Doce de Tomate ficaram também tão giros!

2 comentários:

  1. olhe quanto custa um frasquinho de compota,pode me responder para o meu email.
    susete-1979.79@sapo.pt.
    obrigada.

    ResponderEliminar
  2. Gostaria de saber o contato do fornecedor dos potes, por favor me responda no e-mail: glauciagomesggc@hotmail.com

    ResponderEliminar