sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Chiffon de Chocolate



Confesso que não gosto muito de fazer bolos, mas os que faço ficam bons, até porque as receitas são muito boas, provenientes de familiares ou amigos que não são egoístas e partilham o que fazem.

Acho que é na partilha de receitas que conseguimos salvaguardar as nossas receitas e os nossos tesouros culinários. Esta receita de chiffon de chocolate é de uma amiga da minha mãe.

Todas as medidas são em cups e spoons ingleses (não tenho conversão para gramas) e não dá usar chávenas de porcelana, o resultado não é o mesmo! Actualmente já se vendem estas medidas em várias superfícies comerciais - estou a lembrar-me da Casa e da Área, passando a publicidade!

Ingredientes:
1 3/4 cups farinha de trigo
1 3/4 cups açúcar areado
3 tsp fermento Royal
1 tsp sal fino
1 cup óleo de girassol
3/4 cups cacau em pó
3/4 cups água quente
1 tsp essência de baunilha
7 ovos (claras em castelo)

Na taça da batedeira eléctrica colocar os ingredientes secos - farinha, açúcar, fermento e sal fino e misturar bem. Abrir um buraco ao centro e introduzir os líquidos - óleo, cacau dissolvido na água, essência de baunilha e as gemas. Bater bem até obter uma massa arejada e leve.

À parte bater as claras em castelo firme numa taça grande. Depois de testar o ponto das claras (virar a taça sobre a cabeça sem medos!) deitar a massa sobre as claras e incorporar lentamente - não queremos que as claras percam o ponto!

Deitar numa forma grande de buraco não untada e levar a cozer 50 minutos a 150º C (forno pré-aquecido). No final o bolo deve estar cozido, mas húmido! Depois de pronto retirar do forno e deixar arrefecer completamente na forma sobre uma rede de descanso para bolos.

Para cobrir é só usar a imaginação! Aqui usei a receita de ganache de chocolate do meu site favorito - joyofbaking (http://www.joyofbaking.com/)

Agora é só fazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário