domingo, 12 de agosto de 2012

Bolo de Maçã e Canela

E há combinação melhor que Maçã e Canela?

Fui desafiada por uma amiga a fazer um bolo de canela, mas como tinha maçãs em casa, fiz um de maçã e canela. Para tal fui perguntar ao Sr. Google se tinha alguma boa receita para mim, uma vez que as que tenho comido não me satisfazem!

Sendo fã do Cake Boss - Buddy Valastro - fui procurar directamente uma receita dele, afinal de contas algum motivo há para que a pastelaria de família exista há 100 anos!!!

Posso dizer que é um bolo fantástico, não cresce muito, mas fica extremamente macio e suficientemente húmido no interior. A única "alteração" que fiz foi não acrescentar o miolo de noz tostada, uma vez que não acho muita piada aos frutos secos dentro dos bolos!

Também tive de confeccionar o applesauce (puré de maçã). Deixo-vos aqui as receitas do puré de maçã, que se pode conservar no frigorífico num frasco esterilizado por alguns meses. Para ambas as receitas usei a nossa maçã reineta, que considero ser a melhor para confeccionar sobremesas! (Esta foi uma substituição, não uma alteração!)

Applesauce - Puré de Maçã Caseiro
500 g maçã reineta descaroçada, descascada e cortada em cubos
4 tiras de casca de limão
1 cl. sopa sumo de limão
1 pau de canela
30 g açúcar amarelo
25 g açúcar areado branco
250 ml água
1/2 cl. chá sal fino

Numa panela colocar todos os ingredientes, mexer e deixar levantar fervura. Baixar o lume ao mínimo e deixe cozinhar em lume brando cerca de 15 minutos, mexendo de vez em quando.

Pode preservar em frascos de vidro esterilizados e depois fervidos.

Bolo de Maçã e Canela
270 g farinha de trigo (2 cups)
220 g açúcar areado branco (1 cup)
100 g açúcar amarelo (1/2 cup)
1 1/4 cl. chá fermento Royal
1/2 cl. chá sal fino
1 cl. chá canela em pó
1/4 cl. chá noz moscada em pó
1/4 cl. chá pimenta da jamaica em pó
1/4 cup óleo de girassol
2 ovos grandes
140 g puré de maçã (1/2 cup)
3 maçãs reinetas descaroçadas, descascadas e cortadas em cubos pequenos

Na taça da batedeira eléctrica juntar e misturar todos os ingredientes secos - farinha, açúcares, fermento, sal fino e especiarias.

Numa outra taça bater os ovos com o óleo de girassol e o puré de maçã. Adicionar este preparado aos ingredientes secos e bater até obter uma massa homogénea e arejada. Por fim, adicionar as maçãs cortadas em cubos pequenos e envolver bem com uma espátula.

Cozer em forno pré-aquecido a 150ºC durante cerca de 1 hora, ou até estar seco ao centro, em forma untada e polvilhada.

Este bolo, como tantos outros com fruta tem tendência para crescer mais ao centro, para evitar esta situação costumo usar um truque da minha avó - depois de despejar a massa na forma e antes de colocar no forno abro uma pequena cova ao centro, assim o crescimento é mais homogéneo!






Sem comentários:

Enviar um comentário