terça-feira, 14 de agosto de 2012

Arroz de Tomate Soltinho

Hoje ao jantar fiz uns douradinhos daqueles congelados que o meu filho adora e que passa a vida a pedir e para acompanhar um rápido e económico arroz de tomate.
1 chávena de arroz agulha (250 g)
50 ml azeite de oliveira
115 g cebola picada fina
200 ml polpa de tomate
1 chávena de água (350 ml)
1 cl. chá pimenta preta
1/2 cl. chá sal marinho

Numa panela cobrir o fundo com o azeite e aloirar a cebola. Deitar a polpa de tomate e temperar com o sal e a pimenta, deixando apurar um pouco. Adicionar então a água (sim, a mesma quantidade de água que de arroz!) e deixar ferver.

Quando a água estiver em ebulição adicionar o arroz bem lavado, sem vestígios de goma, tapar a panela e baixar o lume ao mínimo. Ao fim de 20 minutos o arroz está cozido e solto. Retirar do lume e remover a tampa da panela por completo.

Mesmo removendo a tampa o arroz não arrefece e também não continua a cozer - é a garantia de um arroz não empapado. Se quiser o arroz malandro, então dobre a quantidade de água (2 chávenas = 600 ml).

Como hoje também descobri uma calculadora de calorias na net achei que devia começar a dar a informação nutricional das receitas que aqui vou publicando!

3 comentários:

  1. hehe :) obrigada pela receita! estou cheia de curiosidade para ver se é desta que consigo finalmente fazer um arroz de tomate solto! hoje fiz um que (como sempre :P ) ficou empapado e pensei que se calhar era porque a polpa de tomate e o tomate ja acrescentam muito liquido e por isso se deve reduzir a quantidade de água...agora que vi esta receita tenho mesmo de experimentar! :)))

    ResponderEliminar