sábado, 23 de junho de 2012

Raivas!



Esta receita de raivas foi-me dada por uma amiga e era a receita da avó dela. Já a tenho há alguns meses, mas só agora me dediquei a fazê-las e posso dizer que ficam deliciosas.

Para fazer as raivas são apenas necessários alguns ingredientes que todos temos em casa e alguma paciência...

1 ovo grande (L)
1 cl. sopa de azeite (convém ser de qualidade)
40 g de açúcar areado
1 cl. café de bicarbonato de sódio
1 cl. café (generosa) de canela
140 g farinha de trigo sem fermento

Numa taça misture o ovo, o azeite, o açúcar, o bicarbonato e a canela e bata um pouco. Adicione então a farinha aos poucos e vá mexendo até obter uma bola de massa moldável. A massa ficará com uma cor acastanhada, dada pela canela, mas depois de cozida fica mais clara.

Vá retirando pequenas porções de massa (cerca de 10 g cada) e enrole sobre uma tábua de madeira grande e não enfarinhada. Faça rolos compridos e com um máximo de 3 mm de diâmetro (quanto mais finos forem os rolos melhores ficam os biscoitos). Junte as pontas do rolo obtido e deixe cair livremente sobre um tabuleiro de forno forrado com uma folha de vegetal para bolos (tradicionalmente unta-se o tabuleiro, mas acho o papel mais higiénico e rápido - tenho menos trabalho na altura de esfregar o tabuleiro!)

Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 10 minutos ou até estarem douradas.

Esta quantidade é suficiente para fazer cerca de 32 biscoitos. Penso que seja uma boa receita para começar, ao contrário de algumas que tenho visto com 3 ovos (isso sim, daria uma ataque de raiva a qualquer iniciado!)

Também é comum ver-se que a gordura usada é a margarina ou manteiga, mas o azeite é a gordura mais usada neste tipo de biscoito tradicional.

3 comentários:

  1. Boa tarde,
    Penso que a receita funciona bem. Eu usei açucar mascavado para dar um sabor mais tradicional. No entanto é impossível fazer os rolinhos com as mãos sem acrescentar mais farinha. Há alguma coisa que eu esteja a fazer mal ou que não explicou na receita? Usando uma seringa ou um saco de pasteleiro lá consegui, mas mesmo assim não foi fácil

    ResponderEliminar
  2. Olá :)
    Experimentei a receita e correu tudo às 1000 maravilhas. Nao tive qualquer dificuldade na massa e ficaram com um sabor muito identico às de compra. Coloquei o link do seu blog como referencia da receita no meu blog que é também de cozinha :) espero que não se importe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Por motivos profissionais desliguei-me do blog, mas obrigada.
      A partilha é o objectivo de publicar as receitas :)

      Eliminar