sábado, 23 de junho de 2012

Pitas - uma questão de imaginação!


Fim-de-semana e muita falta de vontade para cozinhar! Apetece uma coisa rápida e que não dê muito trabalho, que também seja fresca e fácil de comer, a solução pode passar por fazer umas pitas!

Estas que se podem ver na imagem são marca Pingo Doce e são bastante boas, uma embalagem tem 6 unidades e são aquecidas na torradeira.

A salada pode ser feita mista, como neste caso (sou a única que a come) ou pode ser apresentada em recipientes diferentes, para que cada um escolha o que quer. Aqui usei o que tinha em casa - tomate, pepino e cebola roxa, mas é uma questão de imaginação, gosto e cor, muita cor!

Aproveitei para fazer uma mayonnaise de alho à qual faltaram os coentros picados, acabaram e ainda não plantei num vaso, mas fica muito melhor. Para a mayonnaise usei um dente de alho, 1 ovo inteiro, 1 cl. sopa de mostarda de Dijon, sal e pimenta q.b., azeite, óleo de girassol e sumo de meio limão.

O recheio de eleição foi o de frango.

3 peitos de frango
3 dentes de alho
sal grosso
pimenta
1 cl. café cominhos em pó
1 cl. chá sementes de cominho
1 cl. chá sementes de funcho
1 cl. sopa paprika
2 cls. sopa pimentão doce (colorau)
1 limão
2 cls. sopa margarina
1 fio de azeite

Cortar os peitos de frango em bifes e depois em tiras pequenas. Temperar com o alho esmagado com sal, pimenta a gosto, os cominhos em pó, as sementes de cominho e de funcho (normalmente esfrego-as entre os dedos para soltarem os óleos), a paprika e o pimentão doce. Regar com o sumo de limão,misturar bem e deixar marinar um pouco.

Numa frigideira aquecer a margarina (não deixar queimar) e adicionar o frango. Quando o frango estiver cozinhado regar com o fio de azeite e mexer. Está pronto a servir.

Posso dizer que os meus esquisitos cá de casa gostam bastante do frango assim e eu também, afinal é rápido, económico e super saboroso...

2 comentários:

  1. Meu Deus, as coisa que tu sabes!!!
    "...sementes de cominho e de funcho (normalmente esfrego-as entre os dedos para soltarem os óleos..."!!!.
    Eu vou começar a visitar este blogue com rotina adequada.
    Os meus agradecimentos.
    Só as pitas é que te vou desiludir: vou comprá-las à concorrência, não gosto deste patrão...

    ResponderEliminar
  2. Eu é que agradeço. Vou tentar não desiludir.
    Em relação ao pão de pita, qualquer dia deixo de comprar e começo a fazer!

    ResponderEliminar