quinta-feira, 7 de junho de 2012

Pão de Queijo

No outro dia fui ao Pingo Doce do Riviera, no Junqueiro, e tinham pão de queijo. Excusado será dizer que o meu filho quis comprar, uma vez que adora queijo!

Posso dizer que não são maus, mas caseiros ficam sempre melhor! Assim, andei pelo mundo do Sr. Google à procura de receitas de pão de queijo em sites do outro lado do Atlântico e lá encontrei algumas.

Tinha um problema, o queijo mineiro, mas lá andei mais uma vez a "googlar" e cheguei à conclusão que podia substituir este queijo por outro equivalente em termos de cura e textura e assim decidi comprar uma saqueta de Emmental ralado e outra de mistura de 4 queijos (aqueles para gratinar) também ralados.

Hoje de manhã lá fui ao supermercado e comprei os ingredientes que precisava, já fiz os pães (30 unidades) e posso dizer que entre mim e o filhote eles estão a "voar".

Deixo aqui a receita para quem queira experimentar (é uma aglutinação de 2 receitas que encontrei na net)!

250 g de polvilho doce
10 g de sal fino
250 ml de leite
100 ml de óleo de girassol
20 g de manteiga
1 ovo XL
80 g de queijo Emmental ralado
80 g de mistura de queijos para gratinar ralados

Numa taça misture o polvilho e o sal fino e reserve.

Leve ao lume, até ferver, o leite e o óleo. Adicione a mistura anterior e misture bem, por forma a não ter grumos e deixe arrefecer.

Quando o preparado estiver morno adicione o ovo e amasse bem. Junte então a manteiga à temperatura ambiente e continue a amassar. Por fim misture os queijos e sove a massa até que esta tenha uma consistência uniforme e lisa.

Forre um tabuleiro de forno com uma folha de vegetal para bolos (é mais fácil de lavar no fim!) e faça bolas com cerca de 2 cm de diâmetro, dispondo-as separadas cerca de 2 cm. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 25 minutos ou até estarem douradinhos.

Posso dizer que ficaram simplesmente DELICIOSOS!

Sem comentários:

Enviar um comentário