sexta-feira, 1 de junho de 2012

Brinquedo novo na cozinha!

Já há algum tempo que tinha vontade de comprar uma máquina de fazer gelados, no dia 31 de Maio tive a oportunidade de comprar este brinquedo, numa promoção do LIDL, por 25,00€ e digo, desde já, que vale a pena aproveitar! Não se esqueçam de pedir recibo (factura)...

Quando cheguei a casa desmontei a máquina e, seguindo as instruções do manual, lavei e limpei as peças. Coloquei a cuba no congelador e aguardei as 24 horas recomendadas antes de iniciar a confecção do meu Gelado de Baunilha.

400 ml de leite gordo
200 ml de nata Longa Vida
200 ml de nata UHT (uso a de marca branca)
5 gemas (ovos L) - as claras podem depois se usadas para fazer um Molotof!
2 cls. sopa de essência de baunilha (pode usar-se uma vagem, mas são caras!)
80 g de açúcar areado
20 g de açúcar baunilhado

Levar o leite a aquecer sobre chama média até começar a querer ferver (não deixar ferver!) e apagar o lume. Adicionar a essência de baunilha ao leite e reservar.

Numa taça à parte bater as gemas com o açúcar areado e o baunilhado. Sobre este preparado deitar, em fio, o leite com a baunilha, mexendo continuamente, por forma a não cozer ou talhar as gemas. Colocar o preparado na panela em que se aqueceu o leite e levar novamente ao lume sobre chama média. Deixar cozer as gemas até obter um leite creme que  deve fazer uma película na colher. Retirar do lume e deixar amornar um pouco.

Numa outra taça bater as natas Longa Vida e UHT até estarem quase com consistência de chantilly (pode adicionar umas gotas de sumo de limão se desejar). Adicionar as natas ao preparado anterior incorporando bem.

Levar ao frigorífico por 4 horas. Depois deste tempo introduzir o preparado na máquina de gelados seguindo as instruções do fabricante!

Posso dizer que até a minha amiga que não gosta de gelado de baunilha adorou, isto para não falar das crianças dela e da minha.

A quantidade de gelado final serviu 8 pessoas, calhando a cada um 2 bolas de gelado generosas!

Muito embora hoje em dia já haja bons gelados à venda e a preços acessíveis, vale bem a pena fazer em casa, não tem corantes, nem conservantes, é fácil e fica muito mais saboroso, afinal é caseiro!

Sem comentários:

Enviar um comentário