quinta-feira, 24 de maio de 2012

Workshops culinários - aula piloto

Olá!

Ontem não publiquei nada! Pois é, também há dias em que não tenho tempo para fazer o jantar, ou que estou cansada para ir para a cozinha, ou mesmo aqueles dias em que simplesmente não me apetece cozinhar!
Ontem foi um desses dias, para isso existem as churrasqueiras! Um frango no churrasco com um pacote de batatas fritas - rápido e económico. Apenas tive de tratar da loiça no final...

Hoje fiz um magnífico coelho estufado com batatas assadas, mas não deu tempo de fotografar, os meus alarves atacaram o jantar como se não houvesse amanhã! Quando cheguei com a máquina fotográfica, já era!

Mas estou a preparar algo maior...

...a primeira aula de cozinha versátil, rápida e económica está ao virar da esquina e tenho de preparar uma série de informações úteis, nomeadamente tenho de fazer a compilação das receitas que vamos fazer nas 4 horas previstas.

O programa desta aula piloto é alongado, mas a quantidade de refeições que se podem fazer com ele é enorme.

O que vamos fazer:Sopa:- Creme de legumesO creme de legumes é a base de quase todas as sopas e uma das mais ricas e nutritivas- Canja com massinhasCom parte do caldo da cozedura do frango vamos fazer ainda uma canja – não temos desperdício e ainda produzimos uma sopaPeixe:- pataniscas de bacalhauO polme que dá para várias outras preparações numa receita rápida e muito portuguesa- centros de pescada à maneiraUma forma de dar mais sabor à pescada e de a tornar requintada...Aves:- noguetes de frango Todas as crianças adoram noguetes de frango, mas em vez de as comprarmos congeladas ou em cadeias de fast food vamos fazê-las e com uma vantagem adicional – podemos congelar parte e comer a outra!esta está na página do facebook - https://www.facebook.com/receitasamaneira?ref=tn_tnmn- strogonoff de perú
Para uma solução de jantar muito rápida naqueles dias em que se chega mais tarde a casa.- molho de frango com cogumelosServido como molho, também serve como recheio para uma magnífica empada, depois ensino como…Carne:- almôndegas caseirasMais um favorito das crianças – adoram comer e ajudar a fazer. Vamos preparar, temperar e estufar- lasagna de carne
Com duas preparações de base muito práticas – o molho de carne e o molho branco ou bechamel.Acompanhamentos:Porque depois vamos comer o que fizemos, então vamos adicionar uns acompanhamentos!- Arroz de tomate malandro- Arroz de manteiga- Puré de batata caseiro- Pasta Se der tempo ainda fazemos um pão caseiro para os molhos!!!O segredo está nas tarefas simultâneas e na gestão do tempo. Em minha casa costumo ter algumas coisas congeladas para aqueles dias em que não há muito tempo ou em que surge um imprevisto.Muito embora alguns dos pratos aqui apresentados sejam um pouco mais elaborados, como é o caso da lasagna de carne, dão-nos a possibilidade de fazer outras preparações que servem para muitos outros pratos



Hoje ainda vou tentar fazer uma bolachas de gengibre...


2 comentários:

  1. Olá Chefe Célia, acho o teu blog muito útil e como não sou muito dotada como a Chefe para a cozinha, gostari de te pedir um dica para duas receitas que quero fazer btevemente: Arroz de Tamboril e Arroz de Polvo. Fico à espera... Bons Cozinhados ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Raquel!
      Espero que estejam todos bem. Nunca digas que não és dotada, qualquer um de nós pode aprender e desenvolver, como em tudo na vida. Tive a sorte de ter gosto pela cozinha e de ter um pai que me começou a ensinar aos 6 anos, a partir daí foi sempre a desenvolver.
      Vou compilar umas receitas de "arrozes" para te mandar. Uns mais sequinhos e outros mais malandrinhos, será tudo uma questão de gosto.
      Conto contigo para umas aulinhas...
      Vou agora programar umas a pedido, com programas à medida:
      "Arroz e Vegetais" - para os mais saudáveis
      "Receber bem e barato" - uma defesa para encher a mesa e brilhar
      "O Fiel Amigo" - várias formas de fazer bacalhau.

      Eliminar