domingo, 27 de maio de 2012

Massada de Peixe

Esta receita já a publiquei na página das Receitas à Maneira, no Facebook https://www.facebook.com/receitasamaneira e posso apenas dizer que em minha casa todos gostaram, deu para 7 pratos de sopa bem cheios e ficou a cerca de 2,50 € por pessoa!

Deixo agora a receita para todos os que acompanham as Receitas à Maneira por aqui. Obrigada a todos e Boa Semana! :o)


1 Kg de perca congelada (pode usar-se corvina)
600 g camarão 30/40 com casca
500 g amêijoa (usei a vietnamita)
2 folhas de louro
100 ml azeite
1 cebola média
7 dentes de alho
1 cl. chá sementes de funcho
1 piripiri
1 cl. sopa massa de pimentão
200 ml polpa de tomate
2 cls. sopa coentros picados
300 g massa cotovelos (usei os tricolores)
Sal e pimenta q.b.

Retire as cabeças e cascas do camarão e leve a cozer em água temperada com sal para fazer o caldo de marisco. Deixe ao lume sobre chama baixa durante cerca de 1 hora. Este caldo será misturado ao caldo da cozedura do peixe e deverá continuar a fervilhar sobre chama moderada.

Coza o peixe em água temperada com sal e uma folha de louro, mantendo a chama média. Quando o peixe estiver cozido retire-o da água com uma escumadeira, limpe de peles e espinhas e reserve. Volte a colocar no caldo da cozedura as espinhas e as peles.

Faça uma pasta com o alho, o sal, o piripiri e as sementes de funcho, adicione a massa de pimentão e misture tudo muito bem. Cubra o fundo de uma panela alta e larga com o azeite e aloire a cebola e o preparado anterior, temperando com pimenta a gosto e adicionando a outra folha de louro. Quando a cebola estiver loira junte a polpa de tomate e os coentros picados e deixe apurar. Apague o lume e adicione duas conchas de sopa da mistura dos caldos que tem na outra panela (coe por um passador o caldo). Triture o refogado com a varinha mágica e retorne à panela.

Coe o restante caldo de peixe e marisco por um passador e descarte agora as cascas, peles e espinhas. Adicione o caldo ao refogado e deixe levantar fervura lentamente, mantendo sempre a chama média. Ao fim de cerca de 30 minutos adicione os cotovelos e vá mexendo, por forma a não colar a massa ao fundo da panela. Deixe a massa cozer cerca de 5 minutos e findo este tempo junte o miolo de camarão já limpo de tripas, as amêijoas e o peixe em pedaços. Tape a panela e deixe por mais 5 minutos, até abrirem as amêijoas e o camarão mudar de cor.

Retire do lume e sirva quente, como se se tratasse de uma sopa rica de peixe.


Sem comentários:

Enviar um comentário