sábado, 26 de maio de 2012

Bolognese à Maneira!


Almoço rápido de hoje! Tagliatelli com molho bolognese à Maneira!

A massa cozida al dente e regada com um fio de azeite cru. O molho de carne é à Maneira porque não é feito da forma tradicional! Também o faço, fica mais apurado, mas este fica igualmente gostoso e pronto em menos de 30 minutos!

Numa panela larga cobrir o fundo com azeite e refogar uma cebola média picada fininha, pasta de alho esmagado com sal e um piri piri. Adicionar 1 cl. chá de cada de manjericão, estragão, tomilho e orégãos. Quando a cebola estiver transparente deitar cerca de 2 cls. sopa de polpa de tomate, envolver e regar com 200 ml de vinho tinto. Adicionar 250 g de carne de vaca picada e 250 g de carne de porco picada e misturar tudo muito bem, tendo o cuidado de ir separando a carne para não fazer grumos. Regar com 250 ml de caldo de carne (pode dissolver-se um cubo de caldo de carne em água a ferver). Deixar levantar fervura, baixar o lume para uma temperatura média e deixar apurar cerca de 15 minutos. Adicionar 2 cls. sopa de Ketchup (uso o da Heinz - publicidade à parte) e 1 cl. chá de açúcar (corta a acidez do tomate) e deixar apurar mais 5 minutos.

Colocar a massa cozida no fundo de um prato de sopa, regar com o molho e polvilhar com queijo parmesão ralado na hora, fica fantástico. Se gostar de manjericão fresco ponha umas folhas no prato, o seu sabor é fantástico!

Este é um dos pratos mais recorrentes em minha casa, os meus fregueses adoram e é rápido e económico. Experimentem e vão ver que não se arrependem!

Para além de tudo ainda é versátil, podemos usar para fazer lasagna ou canelonis, basta acrescentar molho branco (béchamel) e queijo mozarella ralado.

Sem comentários:

Enviar um comentário